Usuarios en línea:

  Foro Ganadería
  «Pasturas - Forrajes»
  pastura resistente a la sombra

Enviar mensaje nuevo  Contestar
perfil | registro | preferencias | preguntas | buscar

Amigos UBB: Recomiende esta página a un amigo! siguiente tema nuevo | tema anterior
Autor Tema:   pastura resistente a la sombra
darf
Miembro

Mensajes: 13
De:panama
Registrado: May 2005

enviado 27-05-2005 16:03     Presione aquí para ver el perfil de darf     Editar/Eliminar Mensaje
solicito informacion acerca de pastos resistentes a la sombra, ya que tengo un area plantada con arboles y quiero sembrar pasto mejorado

IP: Archivada

cabraljr
Moderador

Mensajes: 313
De:Governador Valadares-MG-Brasil
Registrado: May 2004

enviado 27-05-2005 19:20     Presione aquí para ver el perfil de cabraljr     Editar/Eliminar Mensaje
Caro Darf,

Existem pastos tolerantes ao sombreamento, mas vamos nos restringir aos mais produtivos.

Para solos de alta fertilidade e bem drenados os panicuns são imbatíveis e as cultivares recomendadas são o colonião, o tanzânia e o mombaça. O aruana também poderá ser utilizado, com a vantagem de ser um pouquinho mais tolerante à umidade que os demais mencionados e apresentar melhor fechamento de solo devido a ser um capim cespitoso ( forma touceiras ) que emite estolões que enraizam com facilidade. Sua produção de sementes é diminuida, porém não é eliminada. A brachiaria brizantha MG5 ( pasto toledo ) pode ser também uma opção ( necessita de maiores estudos ) e é tolerante a um nível maior de umidade.

Para solos de média/alta fertilidade e bem drenados a brachiaria brizantha marandú tem se mostrado praticamente imbatível nestas condições. Porém há um panicum maximum que também apresentará bons resultados sob estas condições que é a cultivar massai.

Para solos de fertilidade um pouco menor e sujeitos à umidade e encharcamentos não muito prolongados, o paspalum atratum cv. pojuca cumprirá bem o papel com a vantagem de ser uma espécie nativa das americas e portanto resistente às principais pragas.

Lembrar que sob condição de sombreamento todas estas gramíneas apresentarão uma produção de MS diminuida, porém em contrapartida seu valor nutricional será aumentado. À excessão do panicum maximum cv. aruana, todos deverão ter seu florescimento drasticamente reduzido ou até inexistente ( a depender do grau de sombreamento ).

Lembrar que se o sombreamento for por espécies arboricolas de leguminosas haverá um ganho extra em produtividade de MS e em qualidade nutricional de todas as forrageiras.

A experiência de produtores que frequentam este fórum poderá acrescentar outras opções a esta lista, talvez até com maiores detalhes, mas creio que você já tem um bom leque de opções.

Cordialmente,

Helio Cabral Jr

IP: Archivada

cabraljr
Moderador

Mensajes: 313
De:Governador Valadares-MG-Brasil
Registrado: May 2004

enviado 27-05-2005 23:26     Presione aquí para ver el perfil de cabraljr     Editar/Eliminar Mensaje
Caro Darf,

Já estava cometendo uma grande falha ao não mencionar uma forrageira que por sua elevada fotoeficiência também pode e deve ser utilizada em explorações silvopastoris: pennisetum purpureum conhecido por pasto elefante. Requer solos de alta fertilidade e bem drenados. Normalmente é utilizado como forrageira de corte ( fornecida picada no cocho ), mas dependendo da cv. pode e deve ser utilizada em sistemas de pastejo rotacionado intensivo, graças à sua elevada produção de MS e qualidade nutricional.

Por experiência própria posso lhe afirmar que tanto a cv. mineirão quanto cameroon vão muito bem sob condição de sombreamento, já que tenho ambas plantadas ao redor da casa na propriedade ( exploradas como corte ), uma área bem arborizada, com sombreamento superior a 60% ( estimativa empírica; famoso "olhômetro" = avaliação visual ).

Apresenta como desvantagem o fato de se reproduzir por sementes vegetativas ( mudas ), o que torna sua implantação mais trabalhosa e cara.

Cordialmente,

Helio Cabral Jr

IP: Archivada

darf
Miembro

Mensajes: 13
De:panama
Registrado: May 2005

enviado 01-06-2005 14:00     Presione aquí para ver el perfil de darf     Editar/Eliminar Mensaje
Muchas gracias amigo helio, por su valiosa informacion.
En dias pasados escuche en una charla de que las pasturas del genero brachiaria,presentan alelopatia para con los arboles. el moderador de la charla mostro un ejemplo de este caso, en donde brachiaria causo la muerte de arboles de caucho, en una plantacion alla en Brasil.

saludos

IP: Archivada

cabraljr
Moderador

Mensajes: 313
De:Governador Valadares-MG-Brasil
Registrado: May 2004

enviado 01-06-2005 14:45     Presione aquí para ver el perfil de cabraljr     Editar/Eliminar Mensaje
Caro Darf,

A brachiaria brizantha cv. marandú apresenta sim alelopatia ( comprovadamente ), porém, em sistemas sivopastoris as gramíneas não são a exploração principal e por isso são implantadas após as mudas das árvores estarem com um porte onde não mais seriam afetadas de forma significativa pela competição das gramíneas.

As plantas de seringueira ( caucho ) que você mencionou, podem não ter tido chance de se consolidarem na área e pereceram talvez não pelo efeito alelopático da brachiaria, mas pela competição por nutrientes e/ou abafamento.

Para você ter uma idéia de como isso funciona na prática, aqui no Brasil se recomenda em determinadas áreas a integração lavoura-pecuária, onde por exemplo a brachiaria brizantha marandú é semeada junto com milho ( maiz ), sendo suas sementes plantadas mais profundamente ( 5 a 6 cm ) ou se usando uma subdosagem de herbicida seletivo em pós emergência, de modo a atrasar o desenvolvimento da brachiaria, até que o milho tenha condição de "fechar". A brachiaria ficará em um estagio vegetativo bem baixo, e quando da colheita do milho, a mesma virá com toda intensidade formando uma pastagem de ótima qualidade.

Lembre-se que não importa qual o sistema que se utilize, o manejo adequado é fundamental para que se atinja as metas de tal sistema.

Cordialmente,

Helio Cabral Jr

IP: Archivada

darf
Miembro

Mensajes: 13
De:panama
Registrado: May 2005

enviado 06-06-2005 16:30     Presione aquí para ver el perfil de darf     Editar/Eliminar Mensaje
Nuevamente gracias.Proximamente estare realizando ensayos en la finca y asi determinar cual especie es mas efectiva.

Hasta pronto

IP: Archivada

Tiempo de Buenos Aires - Argentina

siguiente tema nuevo | tema anterior

Opciones Administrativas: Cerrar tema | Archivar/Mover | Eliminar tema
Enviar un nuevo mensaje  Contestar
Ir a:

Contáctenos | ZOE Tecno-Campo

Realizado por www.infopop.com © 2000
Ultimate Bulletin Board 5.45c